REUNIÃO SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL

A prefeitura de Sapucaia do Sul, através das secretarias de Educação e da Fazenda, realizaram uma importante reunião sobre Educação Fiscal.

Esse encontro teve como foco a discussão do Programa de Integração Tributária (PIT), que engloba diversas ações voltadas para a conscientização fiscal e o combate à sonegação de impostos, entre outras iniciativas.

O PIT, criado pela Lei nº 12.868 em 18 de dezembro de 2007, é um programa que busca promover a colaboração entre o Estado e os Municípios por meio de ações conjuntas. Seu objetivo principal é incentivar e avaliar as medidas municipais que contribuam para o crescimento da arrecadação do ICMS, visando o interesse mútuo dos envolvidos.

Durante a reunião, a equipe responsável pela educação fiscal, composta pelos professores Giani de Antoni, Angela Santos e Marcos Bassi, apresentou as ações desenvolvidas ao longo deste semestre para o Diretor Evaldo da Rosa e a Auditora Fiscal, Marsa Armbrust da Secretaria da Fazenda. Essas iniciativas visam disseminar conhecimentos sobre a importância dos tributos e promover a conscientização da população quanto às suas responsabilidades fiscais.

A reunião foi um momento significativo para o compartilhamento de informações e alinhamento de estratégias entre os participantes, fortalecendo o compromisso conjunto em prol da educação fiscal e do fortalecimento da arrecadação de impostos.

Durante este semestre, a equipe de educação fiscal se dedicou não apenas ao trabalho em sala de aula com turmas da EMEB João de Barro, sob a coordenação da professora Angela, e na EMEB Alberto Santos Dumont Cívico Militar, orientada pelo professor Marcos, mas também realizou visitas em escolas que oferecem o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno. O objetivo dessas visitas foi apresentar o Projeto “Conversando sobre educação fiscal com os professores de EJA”. Ao todo, foram visitadas seis escolas, com a intenção de disseminar o tema entre os professores, para que eles pudessem abordá-lo em sala de aula com os alunos jovens e adultos, enfatizando a importância da educação fiscal.

Além disso, foram apresentadas as ações planejadas para o próximo semestre, que incluem a expansão das visitas para mais escolas, abrangendo um número maior de professores e alunos interessados em trabalhar esse tema. O objetivo é ampliar o alcance do programa de educação fiscal, conscientizando e engajando um público cada vez mais diversificado. Essas iniciativas visam fortalecer a compreensão dos direitos e deveres fiscais, bem como promover uma cultura de transparência e responsabilidade no contexto da sociedade como um todo.

Anterior A Prefeitura de Sapucaia do Sul segue atendendo as famílias mais atingidas pelo ciclone extratropical